A energia elétrica é essencial para manter as atividades diárias na lavoura e outras que envolvem o setor do agronegócio brasileiro. Mas, como os custos de energia são altos, optar pelo uso da energia solar no agronegócio é uma boa solução e pode ajudar na economia de energia.
De acordo com dados da Absolar, o Brasil apresenta mais de 64 mil sistemas de energia solar rural instalados. Além disso, o segmento rural é considerado o terceiro com maior número de conexões e potência instalada, ficando atrás apenas do setor residencial e comercial.
Neste cenário, a energia solar pode oferecer vários benefícios para o produtor rural e o agronegócio. Preparamos este artigo para informar quais as principais vantagens que ela traz para o setor rural. Boa leitura!
Uso da energia solar no agronegócio brasileiro
O uso da energia solar no agronegócio brasileiro cresce a cada dia. Produtores rurais de várias partes do Brasil têm instalado sistemas fotovoltaicos para ajudar na economia de energia e na redução do impacto ambiental. Esse crescimento mostra que o setor rural representa 13,1% de toda a potência solar instalada no país.
A energia elétrica representa até 30% do custo de produção agropecuária, ao levar em consideração fazendas que se dedicam à avicultura. Por isso, a instalação do sistema fotovoltaico é uma boa solução. A implantação dos geradores solares pode contribuir para uma economia de até 99% na conta de luz da propriedade rural.
O crescimento da procura pela energia solar no agronegócio ganha ainda mais sentido ao serem analisadas as diversas demandas dos produtores rurais e empresas de agronegócio, como uso da irrigação, eletrificação de cercas, aquecimento e bombeamento de água, dentre outras atividades diárias.
Como funciona a energia solar no agronegócio?
Para instalar a energia solar na sua propriedade rural, o primeiro passo é procurar uma empresa especializada. Ela vai identificar qual será a demanda e definir as características do projeto, como o tipo e quantidade de painéis fotovoltaicos do sistema que deverá ser instalado.
Os painéis solares fotovoltaicos são geralmente instalados no telhado do local da sede da empresa, onde recebem a luz solar direta. Eles são montados em um suporte que mantém os painéis em ângulo para maximizar a quantidade de luz solar que eles recebem.
Inclusive, os painéis são conectados a um inversor, que converte a corrente elétrica gerada por ele em corrente alternada (AC), que serve para alimentar os aparelhos elétricos utilizados na propriedade rural.
Principais benefícios da energia solar no agronegócio
A cada dia aumenta o uso da energia solar no agronegócio e cresce também o número de instalações do sistema fotovoltaico. Isso ocorre porque a área rural apresenta características favoráveis para a instalação dos sistemas de energia solar, pois eles contam com amplos espaços e alta incidência solar.
Confira as outras vantagens da energia solar no agronegócio:
A cada dia aumenta o uso da energia solar no agronegócio e cresce também o número de instalações do sistema fotovoltaico. Isso ocorre porque a área rural apresenta características favoráveis para a instalação dos sistemas de energia solar, pois contam com amplos espaços e alta incidência solar.
Redução da conta de energia
A economia de energia e a redução da conta de luz é uma das grandes vantagens do uso da energia solar no campo. Como ela apresenta áreas com grande incidência solar, o produtor rural, ao optar pelo uso do sistema fotovoltaico, pode obter uma economia de até 96% no valor da conta de luz
Aumento da sustentabilidade
O uso da energia solar no agronegócio contribui para gerar energia limpa e reduzir as emissões de gases do efeito estufa no setor agropecuário. Por isso, além de diminuir a conta de energia, a sua propriedade rural torna-se mais sustentável e contribui com o meio ambiente.
Ótimo custo-benefício
A utilização da energia solar fotovoltaica no campo oferece um alto retorno sobre o investimento. Algumas empresas e produtores rurais pensam que o sistema fotovoltaico apresenta um alto custo de implementação.
Mas, a implantação desse sistema de energia é um investimento que oferece um retorno rápido para quem opta por ele. Dessa forma, proporciona um ótimo custo-benefício já que a redução dos gastos pode ser observada logo no primeiro dia após a instalação.
Baixa necessidade de manutenção e maior vida útil
Uma das grandes vantagens da energia solar no agronegócio é que o sistema necessita de poucas manutenções. Dessa forma, trabalhos que são realizados no campo, como a irrigação que precisa ser constante e realizadas em horários específicos, não serão prejudicados por frequentes paradas de manutenção do sistema de energia.
Além disso, os painéis solares contam com uma vida útil de no mínimo 25 anos e se eles forem bem cuidados, podem chegar a 40 anos de vida útil.
Autonomia energética
Ao gerar a sua própria energia por meio do sistema fotovoltaico sua propriedade rural se torna mais independente das companhias elétricas e evita que aconteçam quedas de energia em meio às atividades rurais, além de diminuir a sua dependência de combustíveis fósseis.
Valorização da propriedade rural
Com a instalação de um sistema solar na sua propriedade rural, você pode aumentar o valor de mercado dela e torná-la mais atraente caso deseje vendê-la no futuro para potenciais compradores.
Contribui para atividades rurais diversas
A energia solar no agronegócio beneficia várias atividades rurais, como irrigação otimizada, proteção do gado com cercas elétricas, ordenha com máquinas, refrigeração de alimentos. Essas são algumas das atividades rurais que podem se beneficiar com o uso da energia solar.
Portanto, comece a aproveitar todos esses benefícios da energia solar no agronegócio. Converse com nossos especialistas pelo canal de atendimento on-line para que possamos contribuir para o sucesso de sua lavoura.